twitter


Uma vez, conversando com meu avo, ele me perguntou o que eu fazia com os meus amigos quando saíamos juntos, geralmente de bicicleta, eu respondi que íamos simplesmente dar umas voltas, ou íamos jogar na lan ou beber refrigerante na sombra das árvores ou na casa do matheus (virou uma espécie de ponto de encontro). Eu perguntei ao meu avo se ele tinha algum amigo por aqui, pois ele é natural de uma cidade à uma distância considerável de onde nós moramos agora e eu nunca o vi exatamente aproveitando a presença de vizinhos e conhecidos em nossa casa, e nem aproveitando o estar na casa desses vizinhos e conhecidos. Ele disse que não, que ficamos muito pouco tempo aqui para ele fazer algum amigo. Eu calei-me, muitas coisas vieram à minha cabeça, eu cresci, entendi e vi. - Vendo meu silêncio, meu pai completou: "E amigos, no final da tua vida, é muito provável que possa contar nos dedos das mãos." Eu digo outra coisa, eu acho que o simples prazer em estar perto, um gesto de carinho, afeto, solidariedade, resumindo, amor, já nos torna amigos. Amigos, digo eu, você pode ter muitos, o que você tem que saber, é quantos desses amigos você chamaria de irmão. Eu tenho exatamente 3 amigos assim, sem desvalorizar os outros, . Não vi amigos ou irmãos como eles em lugar algum. Irmão é o cara que fará de tudo para não te deixar entrar numa briga, mas fará de tudo para estar do seu lado quando você precisar brigar.