twitter





Edward Michael Grylls
ou Bear Grylls, é aventureiro, escritor, biólogo, botânico, apresentador de televisão e montanhista britânico. Ficou mundialmente conhecido ao apresentar o programa “À Prova de Tudo” pelo canal a cabo Discovery. É atualmente Chefe dos Escoteiros da Inglaterra. Bear Grylls cresceu na ilha de Wight, onde começou a escalar com seu pai quando ainda era criança. Serviu nos Serviço Aéreo Especial (SAS), e nas força especial do exército territorial da Forças Armadas do Reino Unido
e enquanto desempenhava sua função sofreu um grave acidente num treinamento, ao saltar de para-quedas quando este abriu parcialmente, sobre o sul da África, no Quênia.

Apesar do acidente, tornou-se o mais jovem alpinista britânico a chegar ao cume do Monte Everest e regressar com vida. Grylls registrou esta experiência no livro “Facing Up”.

Com a mesma equipa com a qual alcançou o Everest, deu a volta ao Reino Unido de jet ski.



Também liderou a primeira travessia sem auxílio num barco inflável nas frias águas do Atlântico Norte. O feito inspirou o livro “Facing the Frozen Ocean”, e ele foi premiado pela Marinha Real Britânica.

Em junho de 2005, Grylls e mais dois companheiros estabeleceram um recorde mundial ao celebrar uma ceia em uma mesa suspensa em um globo de ar quente a 24.000 pés de altura. Um menu de três pratos foi servido a Bear em pleno ar, e depois o intrépido aventureiro ainda saudou a rainha. A missão da aventura era celebrar o 50º aniversário do Prêmio Duque de Edimburgo..

Sua carreira disparou quanto a série A Prova de Tudo passou em ser exibida em outros países, inclusive aqui no Brasil. Os episódios são os mais diversificados possiveis, com muitas aventuras e emoções ao longo do caminho. São muitos anos de experiência e treinamento, para que assim o mesmo possa passar as melhores dicas e técnicas para a sobrevivência nos mais diversos tipos de terrenos e lugares.




Bear Grylls diz que não liga se o chamam de maluco nas ruas de Londres, onde vive. À frente do "À prova de tudo", no Discovery Channel, ele já se alimentou de morcegos, fez rapel em um vulcão ativo e bebeu sua própria urina para evitar a desidratação. Treinado como especialista em sobrevivência e ex-soldado das Forças Especiais Britânicas, Grylls justifica tantas aventuras dizendo que não quer ter "uma vida chata". Nota-se. Hoje, com 36 anos e chefe dos escoteiros da Inglaterra, Edward Michael Grylls começou a escalar com o pai, quando era pequeno. Já fraturou o ombro e quase morreu em uma expedição, mas foi o mais jovem alpinista britânico a chegar ao cume do monte Everest.

- Nossa tarefa na vida é viver com sabedoria e se divertir, viver aventuras e seguir nossos corações. Eu não quero ter uma vida chata. Existem lugares incríveis e tanto a se explorar... Tudo isso é bem maior que as pessoas dizendo que sou maluco. Tenho coisas mais importantes para me preocupar - conta Grylls à Revista da TV, por telefone.

A segunda temporada de "À prova de tudo" passa a ser exibida pelo Discovery às 21h, a partir de terça, dia 29. Já "Worst case scenario", a nova série de Grylls, tem previsão de estreia no Brasil para agosto. Para o apresentador, fazer outra coisa da vida seria impossível:

- Hoje eu seria completamente desempregado, esse é o problema, para começar. Nunca planejei nada, acho que tenho uma habilidade e tenho muita sorte por poder usá-la como meu emprego. O que mais eu faria? Não sei. Essa é a única coisa para a qual fui treinado.

E com Grylls não tem essa de ficar com nojinho. O mais importante é se virar, ensina o apresentador em seu programa. Então, tanto faz se hoje é preciso vestir a carcaça de um camelo como proteção ou usar o corpo de uma ovelha como saco de dormir: técnicas de sobrevivência são cada vez mais essenciais, acredita ele.

- O melhor de ter um programa na TV é poder mostrar a milhões de pessoas como sobreviver no pior cenário possível ou o que fazer quando se está preso no meio do nada. Acredito que é mais relevante do que nunca em nossa história ter esse tipo de habilidade, todos viajamos muito mais hoje em dia. Nas ruas, as pessoas me dizem "o que eu gosto no programa é o fato de desejar que essas coisas nunca aconteçam comigo". É por isso que amo o que faço. E as pessoas vivem aventuras através do programa - comemora o apresentador.

Mas não são só situações extremas que ele tem que encarar. Escaladas, quedas livres, descidas radicais em cachoeiras: tudo isso também faz parte da rotina do apresentador no programa, que nos Estados Unidos se chama "Man vs. wild" - algo como "Homem contra a vida selvagem". Pai de três filhos, Grylls admite que tem medo em alguns momentos.

- Fico assustado na maioria dos dias, seis, sete vezes ao dia. Quando estou saltando em queda livre posso cair num vale, ou ficar sem oxigênio em uma temperatura abaixo de zero. Realmente fico nervoso com isso, mas tenho que viver com esses medos todos os dias. Já estou acostumado com eles, então tudo bem - explica Grylls, que diz que não procura o perigo: - Meu objetivo é fazer o programa sem dramas, com segurança. Mas ao lidar com a vida selvagem as coisas acontecem, e acontecem de forma orgânica. E, ao mesmo tempo, eu tento ir ao meu limite. Acho que é isso que torna o programa real. Eu nunca sinto que estou fazendo TV.

Quase sempre abordado por jovens, Bear Grylls afirma que o escotismo é uma maneira de conhecer o básico para situações de sobrevivência:

- Começar como escoteiro é a chave de tudo para mim - avalia ele, que planeja vir ao Brasil para gravar novas aventuras para sua atração: - Isso está nos meus planos. Mas daqui a um ano, para a próxima temporada.




A Prova de Tudo - A Savana Africana parte 1/5